"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DIFICULDADES BÍBLICAS




Deuteronômio capítulo 13


O assunto é: Um falso profeta faz uma previsão que, comprovadamente, vem a se cumprir de modo integral. Deve-se atender esse profeta quando ele nos incitar à idolatria?


  1. O capítulo vem dividido em três blocos, com o objetivo de demonstrar a clareza, a objetividade, a seriedade e a profundidade da lição com que Deus quis manter e aperfeiçoar o relacionamento com seu povo escolhido. De 1 a 5 um falso profeta nos tenta; de 6 a 11 um parente nos tenta; de 12 a 18 um líder carismático nos tenta.


  2. Deus, soberano e onipotente, pode permitir que uma profecia como a do falso profeta se cumpra, com o objetivo de provar a fidelidade de seus seguidores. Dependendo das circunstâncias e da sensibilidade da pessoa, essa tentação pode vir por meio de um parente querido ou de um homem público importante.


  3. Deus já havia demonstrado cabalmente a Israel que é onipotente, ama e protege o seu povo. Exige somente fidelidade. O mesmo acontece com todos nós. Se alguém, seja quem for, e com o apoio dos melhores argumentos, os mais verossímeis possíveis lhe diz: “Traia o seu Deus”, é preferível sacrificar o relacionamento com essa pessoa que perder a sua alma.


  4. Você não deve se afligir com a drasticidade dos castigos ao tentador, previstos no texto. Essa era a lei e o costume em vigor. Mas Deus não quer ver ninguém sendo apedrejado até a morte, assim como não queria ver Isaque sendo degolado pelo próprio pai. Ele só quer promover a intensificação de nossa aproximação com ele e isso ocorre aqui de duas maneiras: a) pela possibilidade que um teste desse venha ocorrer conosco; b) pela lição que o registro dessa possibilidade já nos traz.


  5. Quando você é forte e está firme no seu relacionamento com Deus, o tentador, que instiga aqueles três tipos de pessoa, foge de você, porque as tentações normalmente a) miram os fracos e b) pontos vulneráveis específicos dos fortes. Abraão era forte e Deus sabia que ele iria passar no teste, mas promoveu o episódio e seu registro para o nosso exemplo.


  6. As Escrituras, assim como a Pessoa de Cristo, são uma rocha em que nos apoiamos e que nos dá segurança. Entretanto, quem as lê com atitude negativa encontrará nelas uma pedra de tropeço, com o resultado doloroso do afastamento progressivo entre a pessoa e o Criador.


AUTOR: NEEMIAS C. MIRANDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário