"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

AS AFLIÇÕES DO MUNDO





Por Maurício Jordão de Souza


No mundo tereis aflições disse o Senhor Jesus Cristo (João 16:33), vivemos muitas vezes à mercê da concepção do mundo, das decisões meramente humanas, ou seja, do equívoco humano, apesar de sabermos que Deus é a causa inicial e final de todas as coisas e usa o pecado dos homens para atingir os Seus santos, piedosos e soberanos propósitos. As pessoas, na sua maioria, são em demasia petulantes, impiedosas, desafeiçoadas, arrogantes, egoístas, oportunistas e, sobretudo, orgulhosas. Constantemente temos sido ultrajados por nossos semelhantes, temos sofrido assédio moral e sexual por parte de nossos superiores, temos sido oprimidos, iludidos, ludibriados e humilhados por autoridades que na verdade são ministro de Deus para o nosso bem (Romanos 13:4)!  Os dias tem sido maus!


“Sabe, porem, isso: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (II Timóteo 3:1-5)
Vejamos alguns males que nos afligem:


O Orgulho: O poder corrompe a alma, é nele que o orgulho mais se deleita. O orgulho ou presunção é o veneno da alma, a virtude que lhe é oposta, na moral cristã, chama-se humildade. É o pior dos pecados, poucas pessoas admitem tê-lo praticado, ele conduz a todos os outros pecados, é o mais completo estado de alma anti-Deus.  Através dele as pessoas se sobrepõem às outras, daí a ambição, a ganância, a corrupção, o adultério, a injustiça e tantos outros pecados que tem despedaçado a alma humana. O inimigo age principalmente nesse quesito, a estratégia de satanás é camuflar pecados. Os outros pecados, ditos menos maus, são advindos da atuação do diabo em nossa natureza animal. Já o orgulho, vem direto do inferno! É espiritual, muito mais sutil e mortal, é resultante dos dardos inflamados que nos são lançados constantemente pelo opositor, pode ser e é usado para derrotar os pecados mais simples. Os outros pecados às vezes podem unir as pessoas, pode-se encontrar, por exemplo, companheirismo, brincadeiras e afabilidade entre os que se dão a embriaguez ou entre os que são devassos. “Mas o orgulho sempre significa inimizade. Não apenas inimizade entre os homens, mas inimizade contra Deus”[i]. É necessário reprimi-lo dentro de nós, renunciá-lo todas as vezes que aflora.


A Ambição: O que dizer desse terrível sentimento? Leon Tolstoi conta a história de um homem a quem foi prometido um pedaço de terra. O que conseguisse arar em um só dia seria dele. O homem começou logo de manhã, escolhendo apenas uma pequena área, de tamanho suficiente para formar um sítio. Afinal, ele era uma pessoa simples. Mas, na metade do dia, o homem foi ficando preocupado. A área parecia pequena demais. Ele precisava ampliar sua terra. Passo a passo, foi seguindo seus sonhos: seus filhos comeriam melhor; sua esposa se vestiria melhor; ele poderia viver mais descansado... Sob o calor do meio-dia, o homem foi ficando impaciente, pois havia muito solo para arar, ele necessitava de mais terra! Passado algum tempo ele notou que o dia estava terminando e deveria voltar ao ponto de partida ou perderia tudo. Em pânico, ele avança trôpego. Seu coração disparava, pois tinha que chegar. Mas a ambição foi além de suas forças. A poucos passos do fim ele sucumbiu sob o tremendo esforço que fizera e morreu. Foi enterrado em um pequeno pedaço de terra, que media apenas um metro e oitenta por noventa centímetros. Nos cristão não devemos ser assim, muito pelo contrário: “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porem, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” (I Timóteo 6:7-8)


O mundo nos sufoca. O imediatismo é um dos atributos do inimigo, pois sabe que seu fim está próximo e quer levar consigo o maior número de almas. Aqueles que vivem sem Deus são mais amigos do mundo, das delícias do mundo, das vantagens do mundo e desejam cada vez mais. Jesus disse: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?” (Mateus 16:26) Contudo, nós cristãos temos a atribuição de pensarmos mais nos outros do que em nós mesmos, aliás, esse é o pressuposto do cristianismo puro e simples. Sabemos que haverá sempre tempo de plantar e tempo de colher (Eclesiastes 3:2). O tempo de Deus!  


Vivemos num ambiente inóspito, lutamos contra muitas forças, sejam elas naturais ou sobrenaturais (leia Efésios 6:10-20). O homem sufoca e preda o próprio homem, porquanto os dias são maus! “... tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13)  


Segundo o pastor Kenneth Koeman: “todos nós lutamos contra forças que facilmente nos dominam: jogos de azar, bens de consumo, dinheiro, sexo, bebida alcoólica, pressa, falta de sono, programas de TV, auto-estima, drogas. Alguns de nossos maiores feitores são os poderes ferozes que ferem o nosso coração: ciúme, raiva, ganância, revanchismo, luxúria, amargor. Ou talvez os sufocadores silenciosos como a preguiça, apatia, indiferença. Assim como Moises liderou o povo para a grande libertação do Egito, Cristo Jesus pode, hoje mesmo, nos libertar dos temores e incertezas, da ansiedade e desespero. Vamos crer em Jesus e viver uma vida livre.


“Não há santo como é o Senhor; porque não há outro fora de ti, e rocha nenhuma há com o nosso Deus. Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam cosas árduas de vossa boca; porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por Ele são as obras pesadas na balança. O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força. Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu. O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela. O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. levanta o pobre do pó, e desde o esterco exalta o necessitado, para o fazer herdar o trono da glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. Os pés de sue santos guardará, porem os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força. Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.” (I Samuel 2:2-10 – O Cântico de Ana)      




[i]  Cristianismo Puro e Simples – C. S. Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário