"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Salvação.

Por Maurício Jordão de Souza


Salmo 62
“A minha alma espera somente em Deus; dEle vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa, não serei grandemente abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe pouco segura. Eles somente consultam como o hão de derribar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas nas suas entranhas maldizem. (Selá). Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dEle vem a minha esperança. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nEle, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Selá). Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade. Não confies na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração. Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus. A ti também Senhor, pertence a misericórdia; pois retribuirás a cada um segundo a sua obra.” 

Muitos pensam que para sermos salvos é apenas necessário que sejamos bons, piedosos, honestos e até mesmo pertencermos a uma denominação religiosa, pois se acredita que Deus está em todas as religiões. Ledo engano! É necessário saber que estávamos destinados à ira de Deus, afastados dEle pelo pecado, mortos em nosso delitos e pecados, e, quando da plenitude da obra de Deus Pai, quem nos resgatou da morte eterna foi Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador com sua morte sacrificial de maneira eficaz, cabal e definitiva. Jesus é o único capaz de refazer o elo que havia sido quebrado.

Religião deriva do termo latino “Re-ligare”, que significa “religação” com Deus, por tanto, a denominação religiosa que não tem como intercessor ou “religador” o nosso Senhor Cristo Jesus, não deve ser tida como sendo de fato uma religião verdadeira. “porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,” (I Timóteo 2:5). De Deus vem a nossa salvação! 

As boas obras que praticamos por nossos esforços, normalmente nos enchem de orgulho e fatalmente levam-nos a nos vangloriarmos diante de nossos semelhantes. Tais obras, para Deus são como “trapos de imundícia”, pois não há mérito nenhum em nós que nos habilite a nada diante de Deus. Somos miseráveis pecadores! “Não há um justo, nem um sequer... Não Há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:10-12). Somente aqueles que buscam a Deus através de um relacionamento íntimo, sincero e verdadeiro: “pois importa que aqueles que o adorem, o façam em espírito e em verdade” (João 4:23), através de Jesus Cristo, sendo esses os verdadeiros adoradores de Deus, serão salvos.

O Pastor Alejandro Bullon em seu livro “Conhecer Jesus é Tudo“, diz que assim como Jesus cristo esmagou a cabeça da serpente, a partir do novo nascimento, devemos esmagar a cabeça do velho homem mortificando-o aos poucos. Como fazemos isso? Deixando de alimentá-lo. E como o alimentamos? Todas as vezes que damos ênfase às coisas do mundo, às vaidades que nos influenciavam antes de nos tornarmos novas criaturas. O pecado normalmente vem através das concupiscências da carne e dos olhos, da soberba da vida e do curso desse mundo.

É necessário que busquemos, diante de nossas escolhas, fazê-las da forma que o nosso Senhor e Salvador faria. Devemos ser semelhantes a Ele, é assim que alimentamos a nova criatura. Nossa inclinação é para o pecado, na maioria das vezes somos incapazes de fazer tais escolhas.  Tudo que é feito por fé, estribado, alicerçado na Palavra de Deus, é santo, é puro. O que não se faz por fé é pecado! Necessitamos constantemente da misericórdia de Deus!    

Em Cristo Jesus, somos novas criaturas em processo franco e ininterrupto de santificação, “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10), para Sua honra e glória!. Assim também “como também nos elegeu nEle antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos irrepreensíveis diante dEle em caridade (amor)” (Efésios 1:4).

A árvore da vida que havia sido protegida por querubins no âmbito da Trindade no Edem quando da queda do homem, hoje está disponível. Essa árvore é Jesus! Vinde e se alimentem! Pois Ele Disse: “eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”. (João 10:10). 


Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Gloria, Solo Christi.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário