"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

VIDA PLENA COM CRISTO NA ETERNIDADE




Por Maurício Jordão de Souza


Eclesiastes 12:1-9:

“Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva; no dia em que tremerem os guardas da casa, e se curvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas; e as duas portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar a vós das aves, e todas as vozes do canto se baixarem; como também quando temerem o que está no alto, e houver espantosos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua eterna casa, e os pranteadores andarão rodeando pela praça; antes que se quebre a cadeia de prata, e se despedace o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se despedace a roda junto ao poço, e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus eu o deu. Vaidade de vaidade, diz o pregador, tudo é vaidade. E,quando mais sábio foi o pregador, tanto mais sabedoria ao povo ensinou; e atentou , e esquadrinhou, e compôs muitos provérbios.”

O texto acima nos adverte quanto ao fato de buscarmos o nosso Criador enquanto ainda há tempo e onde se pode achá-lo, pois temos prazo de validade! Tempo determinado pela livre, santa e soberana vontade do maravilhoso Deus eterno! Através de Sua palavra Ele nos mostra isso.

Deus colocou no coração do homem a eternidade! Sim fomos feitos para sermos eternos. Existe sim vida após a morte! A parábola do rico e lázaro contada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em Lucas 16:19-31,  nos mostra claramente essa realidade, ou melhor, as duas realidades ou destinações que o mundo precisa saber; talvez até saiba, mas tem ignorado.

“A morte é como que uma passagem pelo vale escuro do tempo que desemboca na eternidade. Jesus experimentou como ser humano a crueldade dessa realidade. Ele, sem pecado, sofreu esse tormento em favor de cada um de nós. E agora, todo aquele que crer e receber Jesus como Senhor e Salvador, “ainda que esteja morto, viverá.” (João 11:25) eternamente na habitação dos remidos e desfrutará daquela glória que Jesus já desfrutava com o Pai desde antes da fundação do mundo na eternidade! O que diz a escritura daqueles que não receberam o Senhor Jesus como Senhor e Salvador? Apocalipse 21:8 é enfático em afirmar: “Mas quanto aos tímidos e aos incrédulos, a aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Ao homem foi dado o morrer uma só vez para a vida eterna: “E, assim, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” (Hebreus 9:27;28). Já a segunda morte descrita nessa narrativa bíblica, consiste na eterna separação de Deus.” (adaptação ao texto contido no devocionário Pão Diário 2009 para o dia 02 de novembro).

A morte nos traz muita tristeza, pois nos separa de nossos entes queridos, mais do que isso, ela é o “salário do pecado”, morremos por causa do pecado, pois sem “derramamento de sangue não há remissão de pecados” (Hebreus 9:22). (apontando para a morte sacrificial de Nosso Senhor Jesus Cristo).

Contudo alegremo-nos! "O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos 6:23), pois disse: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em Mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para  Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3). E haverá novos céus e nova terra onde não haverá mais pranto nem dor: "E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas, e o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coias. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fieis.” (apocalipse 21:3-5). Amem.           



Nenhum comentário:

Postar um comentário