"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



domingo, 14 de março de 2010

AO DEUS DESCONHECIDO

Atos 17:16-34
Por Maurício Jordão de Souza

Ao passar por Atenas, o apostolo Paulo condoeu-se ao se deparar com tamanha idolatria daquele povo de tal forma, que no tempo em que esteve por lá, disputava com os judeus e religiosos nas sinagogas e diariamente nas praças com os que se apresentavam, a respeito de Jesus Cristo e da ressurreição dos mortos. Como os atenienses se ocupavam unicamente de dizer e ouvir novidades, indagaram do apóstolo a respeito desta “nova doutrina” que lhes falava.

Ao ser conduzido ao areópago, lhes disse: “... varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.” (Atos 17:22,23)

Muitos, pelo fato de ainda não conhecerem a Deus e a Sua vontade pela Sua Palavra, a Bíblia, ainda cultuam outros deuses, atribuindo-lhes a autoria das coisas tanto naturais quanto sobrenaturais que lhes sobrevêm ao longo de suas vidas.

Desconhecem o Deus do impossível, o Senhor do universo que trouxe à existência todas as coisas visíveis e não visíveis; acreditam em casualidades, sorte, acasos, concedendo os créditos, a forças ocultas e entidades espirituais que supostamente regem e atuam em suas vidas terrenas, seja de maneira positiva ou não. Não se enganem, “Deus é o Senhor das incertezas e dos imprevistos”, Seus desígnios são insondáveis e imutáveis.

No contexto da narrativa em questão, o Apóstolo Paulo esclarece que Deus é quem nos dá “a vida, a respiração e todas as coisas” (v 25). Como crer no acaso se até mesmo os cabelos de nossas cabeças estão contados (Mat. 10:30) pela soberania de Deus Pai? Como atribuirmos à outra fonte de poder os acontecimentos de nossas vidas? Devemos cultuar a Deus de maneira racional: "porque nele vivemos, nos movemos e existimos ...” (v 28).

Nossas vidas estão repletas dos mistérios de Deus porque Ele nos ama incondicionalmente, fomos criados à sua imagem e semelhança, somos a coroa de Sua criação, temos a real possibilidade de glorificá-lo a partir de nossos atos e atitudes em Cristo Jesus, pois, “Ele é o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vai ao pai senão por Ele”. (João 14:6)

A Bíblia é o único livro que registra as palavras de Deus, ela é direcionada a nós e por si só se revela. Muitos tentaram destruí-la ao longo da história, mas sucumbiram e ela permanece inerrante e infalível. Cerca de seiscentos milhões de cópias da Bíblia são distribuídas anualmente. Noventa e sete por cento da população mundial possui um exemplar traduzido em sua língua. Ela é de fato a Palavra de Deus! Devemos ter consciência de que o “evangelho de Cristo é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rom. 1:16), devemos crer que a Bíblia é verdadeiramente a palavra do Deus vivo, para que possamos tê-la como regra de fé e de conduta e assim possamos viver nesse tempo emprestado de Deus como seus filhos, coerdeiros com Cristo Jesus.   

Que tributemos glória ao Senhor da glória. Que busquemos a verdade  nAquele que é de fato a verdade. E que vivamos à luz de Sua palavra para a honra e a glória de Deus pai eterno e da do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amem.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário