"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Jabulani

Desde o dia 11 de junho acontece o maior evento futebolístico do planeta: a Copa do Mundo FIFA 2010! Na terça-feira, dia 15, a Seleção Brasileira estreou. Venceu, mas não convenceu (minha opinião, claro!). Sempre se espera muito daqueles que estão em destaque!

Copa é tempo de festa! É tempo de alegria! As cidades param em dia de jogo da seleção de seu país! As pessoas decoram carros, casas, ruas e a si mesmas! Vitórias são festejadas! Problemas, temporariamente esquecidos!

Nessa Copa 2010, além dos jogadores e técnicos, uma personagem recebeu mais atenção que geralmente recebe: a bola! Criticada por alguns e admirada por outros, a bola tem sido o centro das atenções e ela tem nome: Jabulani! Jabulani é uma bola símbolo. É a 11ª edição das bolas Adidas para a Copa do Mundo da FIFA. Suas 11 cores são uma homenagem ao futebol e ao país da primeira Copa realizada no continente africano. Representa os jogadores de uma equipe, cada uma das línguas oficiais da África do Sul e cada uma das comunidades sul-africanas que receberão o mundo para a primeira Copa no continente.

Mas Jabulani não é apenas símbolo, tem significado: celebrar, festejar, levar a alegria! Ou seja, uma ação fruto da alegria a ser dividida!

Assim, pensando em símbolo e em alegria, me lembro da recente leitura do livro de Josué. O livro trata da conquista da terra prometida por Deus ao seu povo Israel. Estão presentes guerras, batalhas, vitórias, alegria, tudo conforme o propósito e sob o olhar e presença do Deus Eterno e Soberano!

O primeiro grande desafio do povo é atravessar o rio Jordão que está cheio, devido a época de enchente. Deus intervém fazendo secar o rio para passarem a seco (Josué 4). Deus orienta Josué, que em obediência guia o povo a levantar um memorial. Ou seja, um representante de cada tribo do povo de Israel deveria pegar uma pedra do meio do rio Jordão, levar ao acampamento e empilhá-las de forma que quando alguém as visse e perguntasse o que significava aquilo, a resposta seria que Deus interveio na vida do povo fazendo-os passar a seco o Jordão, levando os povos da terra a conhecerem o poder do Deus e a temerem-No, todos os dias!

Há um grande desafio para mim e para você! Não falo sobre torcer para nossa seleção, mas relembrarmos
continuamente das intervenções maravilhosas do Senhor em nossas vidas de forma que as pessoas venham nos perguntar “o que significa isso?”. Aí, responderemos para que conheçam a Deus e O temam, confiando e entregando suas vidas a Ele!

O profeta Isaías declara: “Celebrarei as benignidades do Senhor e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o Senhor nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades.” (Isaías 63:7)

Podemos dizer como o profeta? Ou seja, estamos nos relembrando e festejando continuamente os feitos do Senhor sobre a nossa vida? Estamos continuamente nos alegrando com a bondade de Deus, com a Sua misericórdia?

As perguntas existem para serem respondidas. Essas acima nos levam a refletir se a nossa resposta está de acordo com a vontade de Deus! 

A Copa do Mundo 2010 tem a Jabulani! O povo de Israel entrando em Canaã teve 12 pedras! E você, que símbolo tem que lhe faça celebrar a Deus e apresentá-Lo aos outros para que O conheçam e creiam? A vontade de Deus é que Cristo seja seu Senhor e Memorial eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário