"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 7 de setembro de 2010

Governo

Por Vanessa Weiler Ribas 
Leitura Bíblica: Esdras 6.1-12

“O Senhor os encheu de alegria ao mudar o coração do rei da assíria, levando-o a dar-lhes força para realizarem a obra de reconstrução do templo de Deus, o Deus de Israel.” (Ed 6.22)

A situação política em que vivemos faz penar que Deus não está interessado nesse assunto, pois não vemos qualquer realização que busque Seu louvor – ao contrário, constantemente ouvimos de novos projetos de lei para limitar nossa prática religiosa. Será que os governantes podem ser influenciados por Deus? Adianta orar para que isso aconteça?

O livro de Esdras mostra Deus agindo por meio dos poderosos da época para cumprir seus propósitos. Um deles foi Ciro, rei persa, cujo coração Deus despertou (Ed 1.1) para que autorizasse a volta do povo judeu do exílio para sua terra, visando sua restauração. Além disso, ele devolveu os utensílios sagrados que haviam sido confiscados.

Depois, Dario encontrou aquele decreto e ordenou que a reconstrução prosseguisse sem interferências. Além da autorização, o império colocou à disposição dos judeus o dinheiro que fosse necessário par as despesas da reconstrução e também animais e outros tipos de ofertas para que se fizessem sacrifícios. Assim eles foram fortalecidos e terminaram a obra.

Essa é uma das histórias bíblicas em que vemos com clareza a soberania de Deus sobre todo e qualquer governo humano. Na verdade, é Ele quem os coloca no poder (Dn 4.17). O domínio de Deus abrange tudo e todos, mesmo os que rejeitam Seu governo.

Não podemos esquecer esse fato. Mesmo que vivamos em uma democracia, é Deus, e não a maioria dos eleitores, que vai estabelecer os governos. Nosso dever, então, é pedir orientação divina quanto ao nosso voto e também interceder por nossas autoridades. (1 Tim 2.2), sejam eles do nosso agrado ou não.

Assim como Deus usou aqueles governantes, pode também usar os nossos para Sua honra e glória e até mesmo para o nosso benefício.

De acordo com Sua vontade, Deus usa governantes para cumprir Seus propósitos.       

Pão Diário 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário