"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Igreja, um povo conhecido na terra e no céu


O apóstolo Paulo em Efésios 3.14-21 faz uma das mais ousadas orações conhecidas na história em favor da Igreja. Isso, porque a fez inspirado pelo Espírito Santo e porque ousou pedir a Deus algo que transcende o nosso próprio entendimento. Paulo se põe de joelhos, diante do Pai, que toma o nome de toda família, tanto no céu como sobre a terra. Três verdades gloriosas se destacam nesta oração:
1. A igreja é um povo fortalecido com o poder do Espírito Santo (Ef 3.14-16) – Paulo ora pela igreja pedindo a Deus que atenda sua oração segundo a riqueza da sua glória. A glória de Deus é a soma total de todos os seus atributos e a manifestação suprema de todo o esplendor de Deus. Paulo não pede prosperidade, riqueza ou saúde, muito embora essas coisas sejam boas em si mesmas. Ele pede a Deus que a igreja seja fortalecida com poder mediante o Espírito Santo. A maior necessidade da igreja não é das bênçãos de Deus, mas do próprio Deus. Somente uma igreja cheia do Espírito e fortalecida com o seu poder, pode viver neste mundo tenebroso vitoriosamente. Precisamos do poder do Espírito para vivermos em santidade, para perdoarmos uns aos outros, para pregarmos o Evangelho e para glorificarmos a Deus com o nosso viver. Esse poder opera em nosso interior e não em manifestações de autopromoção. Quanto mais cheio do Espírito estivermos mais humildes seremos; mais o nome de Cristo aparecerá e o nosso diminuirá.
2. A igreja é um povo habitado por Deus (Ef 3.17,19) – O apóstolo pede em oração para que Cristo habite no coração da igreja (Ef 3.17) e que a igreja seja tomada de toda a plenitude de Deus (Ef 3.19). Mais tarde Paulo vai ordenar a igreja a ser cheia do Espírito Santo (Ef 5.19). Desta maneira, a igreja deve ser a habitação do Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quais as implicações de Cristo habitar em nós? Isso significa que ele é dono da casa e tem em suas mãos todas as chaves. Ele tem poder e liberdade para mudar o que precisa ser mudado nessa casa e até de jogar fora o que não lhe convém.  O que Paulo quis dizer quando orou para que sejamos tomados de toda a plenitude de Deus? Nenhum teólogo por mais profundo que seja em sua reflexão jamais pôde explicar plenamente a profundidade desse pedido do apóstolo. O nosso Deus é transcendente. Nem os céus dos céus podem contêlo. Ele é maior do que tudo quanto ele mesmo criou. Agora, porém, o velho apóstolo está pedindo que toda a plenitude de Deus possa habitar em nós. Quando pensamos que esse pedido é um arroubo utópico do apóstolo veterano, ele acrescenta: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém” (Ef 3.20,21).
3. A igreja é um povo firmado no amor de Cristo (Ef 3.17-19) – Quando Cristo habita em nós, sua vida é demonstrada ao mundo através de nós. Paulo ora para que a  igreja seja arraigada e alicerçada em amor (Ef 3.17). Ele usa duas figuras, uma procedente da botânica e outra da construção civil. Devemos estar arraigados em amor como uma árvore é sustentada pelas suas raízes e devemos estar alicerçados em amor como um prédio está plantado sobre seus alicerces. Paulo ainda ora para que a igreja, juntamente com todos os santos, compreenda as dimensões do amor de Cristo: sua largura, comprimento, altura e profundidade (Ef 3.18). Finalmente, o apóstolo suplica a Deus para que a Igreja conheça, na prática, o amor de Cristo que excede todo entendimento (Ef 3.19). Quando a igreja está firmada no amor de Cristo, ela compreende não apenas que é receptáculo desse bendito amor, mas também, se ransforma em canal desse amor para todo o mundo. Somos uma igreja conhecida no céu por causa da graça de Cristo. Que sejamos, agora, conhecidos na terra por causa do nosso testemunho irrepreensível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário