"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



domingo, 31 de outubro de 2010

Reformas

Por Wanderley de Matos Júnior

Leitura Bíblica “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é Don de Deus; (Efésios 2.8)

No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé” (Romanos 1.17)

Lá pela época em que o Brasil foi “descoberto”, um homem encontra Deus ao ler o versículo em destaque e descobre uma fé viva neste Deus que antes lhe parecia distante. Seu nome é Martinho Lutero, um sacerdote católico alemão. Ele decide denunciar alguns dos exageros da ordem religiosa vigente e prega suas 95 teses na porta da catedral. Com isso, em 31 de outubro de 1517 inicia a Reforma Protestante – há 493 anos.

Ele foi perseguido por suas idéias, mas influenciou sua geração – influência que nos alcança ainda hoje. A Reforma mudou a compreensão do Cristianismo para além do seu próprio tempo – no texto de hoje vemos um dos pontos que ela defendia. Lutero era inteligente e buscava a Deus com sinceridade, mas era apenas um homem, sujeito aos mesmos desafios e medos que nós. Não era perfeito. Cometeu erros no processo, como todos os que buscam algo novo. Mas ele tinha coragem, fibra e garra.

A igreja e o mundo precisam de pessoas assim, que influenciem positivamente a sua geração. Precisamos de reformadores: pessoas que acreditam, ousam e pensam além de seu tempo; que ama sinceramente a Deus e não tenham medo nem preguiça de estudar, de ir além, de questionar seu tempo e confrontá-lo coma as Escrituras. Precisamos de gente com Lutero e tantos outros homens e mulheres que entraram para a história por causa de sua fé genuína em Deus – gente que alterou o curso das coisas. Precisamos de pessoas que leiam sua Bíblia de maneira singela, porém libertadora; pessoas com autenticidade, amor e fé no Deus vivo; que compreendam a obra de redentora de Jesus e o sigam fielmente; gente transformada pelo espírito Santo e conectada a um mundo em constante mudança, mas que carece do poder transformador do evangelho da graça e do amor de Cristo. Você pode ser uma dessas pessoas!   

Pão Diário 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário