"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pastoral - Salvo para quê?

Ao ler os evangelhos, presentes na Bíblia Sagrada, escritos por quatro autores diferentes e com propósitos específicos, você encontrará temas comuns e, principalmente, o que trata do por quê da vinda de Jesus Cristo. Jesus nasce da virgem Maria, por obra do Espírito Santo de Deus e vive como ser humano no meio de gente como a gente, só que sem experimentar corrupção do pecado. Ele é o filho de Deus, Deus encarnado! Isso fica muito claro quando você lê o primeiro capítulo do escritor João.

Conforme Mateus, escritor de um dos evangelhos, Jesus veio para salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1.21). Essa declaração é confirmada pelos outros autores (Mc 2.5-10; Lc 1.77; Jo 1.29). Agora, a Salvação não se trata de ir para um lugar (céu), mas tornar-se cidadão de um Reino (Nova Humanidade). Ser salvo é participar do Reino de DEUS, sendo livre da escravidão do pecado. Deus está salvando pessoas ao trabalhar para a restauração da raça humana! Estar em Cristo não se trata apenas ser nova criatura, mas também e, principalmente, ser nova humanidade – não mais descendência de Adão, mas de Cristo, o novo homem – homem novo.


Mas o que é o Reino de Deus? Ao dar a salvação ao que crê, Jesus o torna participante de uma realidade espiritual cuja perfeição na forma de vida já está presente, embora ainda não em sua plenitude. A plenitude da perfeição será possível na segunda vinda de Jesus. Assim, hoje o Reino de Deus é o domínio soberano de DEUS, que entrou na história na pessoa de JESUS CRISTO, com a finalidade de sobrepujar o mal, libertar o homem desse seu poder e possibilitar sua participação nas bênçãos inerentes ao governo de DEUS sobre todo o universo, desde agora e para toda a eternidade. 

Olhando para o Futuro, quando da plenitude do Reino ele é domínio soberano de DEUS, com a destruição total e final do diabo e seus anjos, formação de uma sociedade redimida, comunhão perfeita com DEUS! Lugar sem fome, sem sede, sem sofrimento, lágrimas, dores. Ora, se o Reino é o domínio de DEUS, então todo aspecto deste Reino é derivado do caráter e da ação de DEUS! O Reino traz uma nova ordem às coisas, uma nova relação de DEUS com o homem e do homem com o homem! 

Quando olhamos para a vida e o ensino de Jesus nos evangelhos, conhecemos como o Reino de Deus vai ser. Mas o que será na sua plenitude, em Jesus já é visto agora! Traços, características, valores, princípios, forma de viver conforme o evangelho! Assim, temos duas responsabilidades diretas: Pregar o Reino para que os escolhidos ouçam a mensagem do evangelho e façam parte do Reino: arrependimento e fé – a mensagem de João Batista (Mt 3.1-2,8-12) e de Jesus (Mc 1.15), pois a nossa evangelização é a proclamação de que Jesus Cristo é o Senhor, seguida da convocação ao arrependimento e à fé, para acesso ao Reino de Deus. A segunda é sinalizar historicamente o Reino de DEUS que será consumado na eternidade. 

Nossa missão é manifestar, aqui e agora, a maior densidade possível do Reino de Deus que será consumado ali e além. Embora nesta era não consigamos nunca atingir a perfeição, devemos, no entanto, viver a vida da ordem perfeita que está por vir completamente. Nossa conversão deve gerar um relacionamento de submissão radical a JESUS CRISTO, onde tudo o que sou e tudo o que produzo passa a servir aos interesses do Reino de DEUS! Devo existir e trabalhar em alinhamento ao caráter perfeito de DEUS! 

Com a vinda do Reino entendemos que JESUS não prometeu o perdão dos pecados: Ele o conferiu. Ele não somente assegurou aos homens a comunhão futura: convidou-os à comunhão com a Sua própria pessoa hoje. Ele não apenas ensinou um livramento escatológico das doenças e enfermidades: Ele veio demonstrando Seu poder remidor e restaurador do Reino, livrando homens da enfermidade e até mesmo da morte! Este é o significado da presença do Reino de DEUS como uma nova era de salvação! É assim que somos convidados a viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário