"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Assertividade de Jesus

Lucas 9. 51-56

Jesus Cristo é Deus e homem. Saído diretamente da Santa Trindade para encarnar foi um homem gerado pelo Espírito Santo. Cristo Jesus foi um homem histórico: viveu entre os homens (Jo 1:14), em uma época específica (Lc 3:1), em dias comuns (Lc 13:10), num lugar no mundo (Mt. 2:1). Foi o homem perfeito, pois gerado de Deus sem pecado; exemplar em todas as Suas palavras, sentimentos, pensamentos e em todos os Seus relacionamentos.

O texto de hoje é um modelo a ser seguido em nossas relações interpessoais. No texto podemos ver que Jesus era um homem que obedecia a Deus: foi à Jerusalém em obediência, com uma intrépida resolução de obedecer às ordens de Deus Pai, pois Seus dias haviam se completado. Cristo Jesus aliou a obediência com o amor e o respeito ao próximo e a si mesmo, conforme mandamento divino (Mc 12:31). Na narrativa de Lucas há a informação de que Ele não foi recebido em Samaria porque o aspecto dEle era de quem decisivamente ia para Jerusalém.

Podemos ver que os samaritanos queriam a Jesus Cristo, desde que ficassem com eles, ou seja, desde que fizessem suas vontades e não a de Deus. Portanto, tentaram manipular Jesus emocionalmente. Mais ou menos assim: "Senhor, nós O queremos aqui. Estamos lembrados de todas as coisas boas que nos ensinastes quando da conversa que teve com nossa irmã no poço. Como foram bons aqueles dias, temos saudades e O queremos aqui. Assim, não queremos que o Senhor parta para Jerusalém. Se insistires e fores, aqui o Senhor não passará a noite".

Jesus não titubeia e dá uma aula de assertividade: age e parte para outra aldeia sem tratar mal a ninguém. Esta foi a melhor resposta! Foi a resposta que demonstrou que o Senhor se respeitou, obedeceu a vontade do Pai e não se deixou levar por manipu-lações emocionais daqueles a quem Ele amava e outrora abençoara. Jesus nos dá uma aula do que é ser assertivo: é expressar e defender sua opinião e seus sentimentos com firmeza, tranquilidade, ternura e segurança. É reivindicar seu direito de fazer algo ou de se comportar de uma determinada maneira. É se comportar ou fazer alguma coisa de forma confiante, sem agredir os outros. Foi o que o Mestre fez.

Para isso podemos cultivar algumas habilidades com o auxílio do Espírito Santo: - ter o pensamento organizado: saber bem o que irá fazer, ter a certeza de que está na hora de fazer, ter de forma clara quais são seus objetivos. Jesus estava de caminho para Jerusalém para cumprir a missão para a qual havia nascido e no momento certo (Mt 7:24-27); - avaliar com constância os sentimentos: Jesus parou para ouvir a reclamação dos samaritanos e ponderou com seus pensamentos e sentimentos. Não se deixou levar pelas emoções em ebulição, conforme seus discípulos, pelo contrário, quando observou que seus discípulos pensavam errado da situação os repreendeu e agiu com humildade. Jesus foi humilde ao se retirar dali para outra aldeia.

A prática da humildade assertiva é uma bela forma de fazer as pessoas entenderem que podemos ser gentis, educados e humildes, mas deixando bem claro que exigimos respeito e fazemos valer, na hora em que é preciso, nossa posição perante Deus Pai. Esta é a verdadeira humildade (Mt 5:3); - evitar o impulso: os discípulos falaram a primeira coisa que lhes viera à mente em seus sentimentos de ira. Jesus ao contrário, demonstrou compaixão de forma amigável, serena e equilibrada. Com isso a mansidão de Jesus é o exemplo, ao contrário dos discípulos que com seus atos demonstraram ser agressivos e inconstantes (Gl 5:23).

Assertividade é um estado de espírito permanente de atenção ao coração e aos pensamentos, buscando entender o que podemos fazer para nos respeitar e cumprir de fato a vontade de Deus perante um mundo caído e que tenta nos tirar da vontade do Senhor, tudo sem violar o direito do próximo. É uma forma de ser transparente em todas as nossas relações, expondo claramente as opiniões e sentimentos sem agredir outros, cumprindo a vontade de Deus, que está acima de qualquer aprovação social. Que o Senhor nos dê sabedoria para sermos assertivos em todas as nossas relações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário