"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Atenda ao aviso

Por J.C.Ryle

Quando um homem está em perigo, é um ato de bondade avisá-lo e deixá-lo alerta, em guarda. Todos nós sabemos isto. Agora eu quero que você avalie bem se seus pecados estão perdoados. Você tem pecados, quanto a isto não há dúvida. Sua própria consciência lhe diz isso. Estes pecados têm que ser perdoados antes que você morra, ou você não pode ser salvo. O ponto central que eu gostaria que você ponderasse bem é este: que se os seus pecados não estão perdoados, então sua alma está em uma condição de terrível perigo. Em uma palavra, eu venho neste dia como um amigo, para rogar-lhe que atenda o aviso. A consciência acusa segundo a lei.

Os pecados têm que ser cuidados já antes de morrer – Sua alma está em terrível perigo. Você pode morrer este ano. E [por melhor que você pense ser] se você morrer na situação em que você está, você está perdido para sempre. Se você morrer sem ter recebido o perdão, sem perdão você ressuscitará no último dia. Há uma espada sobre sua cabeça que está suspensa por um único fio de cabelo. Não há senão um passo de distância entre você e a morte. Oh, eu fico perplexo, como pode você dormir calmamente em sua cama?!

Você ainda não é um perdoado. Então o que tem você conseguido através da sua religião, assumindo que você tem uma religião? Talvez você vá à igreja ; você pode mesmo ter uma Bíblia; você vai à missa ou culto, e à comunhão. Mas o que tem você realmente conseguido, afinal de contas? Alguma esperança? alguma paz? alguma alegria e conforto? Nada, literalmente nada. Você não conseguiu nada a não ser meras coisas temporárias, se você não é uma alma perdoada.

Você ainda não é um perdoado; mas você confia que Deus será misericordioso. E por que Ele deve ser misericordioso, se você não O procura pelo caminho [e segundo o modo] por Ele mesmo ordenado? Sem dúvida nenhuma, Ele é misericordioso, maravilhosamente misericordioso para todos que vêm a Ele no nome [e nos termos] de Jesus [nos termos da Bíblia]. Mas se você escolhe desprezar Suas direções e tentar fazer uma estrada para o céu ao seu próprio modo, você descobrirá, para sua perda [terrível e eterna], que não há nenhuma misericórdia para você.

Você ainda não é perdoado; mas você diz que tem uma vaga esperança-desejo que algum dia você o será. Eu não posso me afastar satisfeito e tranqüilizado com essa sua palavra. É como empurrar para longe, violentamente, a mão que a consciência amorosamente lhe estende, depois agarrar essa mesma consciência e apertá-la pela garganta, para calar a sua voz. Por que você seria mais propício a procurar perdão num tempo futuro? Por que você não o procura agora? Agora é o tempo para recolher o pão da vida. O dia do Senhor se aproxima rapidamente, e então nenhum homem poderá trabalhar, porque a sétima trombeta logo soará. Os reinos deste mundo logo tornar-se-ão os reinos de nosso Deus e de seu Cristo. Ai da casa que é encontrada sem a cordinha cor de escarlate, e sem a marca do sangue aplicado acima da porta (Josué 2:18; Êxodo 12:13).

Você talvez acredita que exista perdão de pecados; você acredita que Cristo morreu por pecadores, e que Ele oferece perdão para o mais ímpio pecador. Isso é essencial se você quer ser salvo. Mas que proveito há para você [a disponibilidade de] o perdão, se você mesmo não tiver o benefício dele [sendo aplicando a você, pessoalmente]? Que aproveita ao marinheiro naufragado ter o bote salva-vidas esperando próximo no mar, se o náufrago se prender ao navio que está naufragando, e não saltar para dentro do salva-vidas e escapar? Que aproveita ao homem doente o médico lhe oferecer um medicamento infalível, se ele somente olha e não o engole? A não ser que você faça provisão para sua própria alma, você estará tão certamente perdido como se, de modo nenhum, houvesse nenhum perdão [disponível].

Se seus pecados nunca foram perdoados, eles tem que o serem agora. Agora, nesta vida, nunca na vida vindoura; agora neste mundo, têm que ser para sempre apagados. Tem que ter sido estabelecida uma [real e eterna] ligação pessoal entre você e Cristo. Seus pecados [ó meu amigo] têm que ter sido, pela fé, colocados sobre Ele; justificação tem que ter sido colocada sobre você. O sangue do Cristo tem que ter sido aplicado à sua consciência e à sua alma [ó meu amigo], ou, do contrário, seus pecados o encontrarão no dia do julgamento, e você afundará no inferno. Oh, como pode você perder tempo quando tais coisas estão em jogo? Como pode você estar satisfeito deixando na incerteza se você está perdoado? Certamente, que um homem possa com antecedência tomar providências concernentes à sua morte, fazer um testamento , fazer um seguro de vida [para proteger sua família], dar instruções sobre seu funeral, e deixar o destino da sua alma na incerteza, certamente é uma coisa assombrosa.

Bem, amigo, você pode até não sentir seu perigo, agora. Você pode até não conseguir enxergar a imperiosa necessidade de procurar perdão, imediatamente. [Mas] um tempo pode vir quando você modificará sua mente. Que o Senhor, em misericórdia, conceda que não seja, então, tarde demais.

(Este folheto foi escrito por John Ryle, o primeiro bispo de Liverpool, no século dezenove. É válido, hoje, porque o coração do homem permanece o mesmo, enganoso sobre todas as coisas e desesperadamente perverso.)

Traduzido por Valdenira N.M. Silva, fev. 2004.

FONTE: Comunidade Anglicana do Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário