"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

Agostinho de Hipona



sábado, 23 de novembro de 2013

Alegria, alegria

Por Manoel Nerivaldo Lopes
Leitura Bíblica: Habacuque 3.17-18

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!" (Filipenses 4.4)

Talvez alguns se lembrem de uma música com o título desta mensagem, que falava em caminhar contra o vento, sem lenço e sem documento. Mas não é dela que falaremos aqui, e sim do recado do apóstolo Paulo aos cristãos de Filipos no versículo em destaque.

As pessoas se alegram por vários motivos. Há a alegria que move as multidões nas festas populares e nos aniversários, nos shows artísticos, nas vitórias do clube de coração, na aprovação em exames... Mas tudo isso passa. A alegria pela vitória de seu clube pode ser a tristeza por uma derrota do próximo jogo. A do carnaval termina na quarta-feira de cinzas, às vezes de maneira triste e trágica. Competições esportivas, eleições ou vestibulares sempre causam alegria em uns e tristeza em outros: o que faz rir também faz chorar. Em fim, a alegria pode durar a noite inteira, mas sempre chega a manhã., e com ela a realidade, As alegrias da vida não são eternas.

Não é assim com a alegria no Senhor; ela não leva ninguém à tristeza e é eterna, mesmo em meio às tribulações da vida.

Alegramos-nos no Senhor porque Ele tem as palavras de vida eterna (Jo 6.68); Ele é o caminho, a verdade e a vida, e nos leva ao Pai (Jo 14.6); Seu sangue nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.70; Ele vive sempre para interceder por nós (Hb 7.25); Ele nos dá a vida eterna (Jo 10.28).

Alegramo-nos no Senhor porque, ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não há o que temer pois Ele está conosco (Sal 23.4); porque sabemos que por Sua vitória na cruz e Sua ressurreição o túmulo não é o fim, mas a passagem para a vida eterna (Jo 11.25). Alegremo-nos no Senhor como profeta Habacuque expressou no texto da leitura de hoje.

Por isso, mesmo caminhando em meio às dificuldades desta vida,  ainda que sem lenço e sem documento, ao ouvir a voz do Senhor me chamar, responderei: Eu vou!

Na presença de Deus, a alegria cresce por si.

Presente Diário 16 - rtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário